Festa dos Compadres em Santana
Detalhe
FESTA DOS COMPADRES
- Data: fevereiro
- Local: Santana
A “Festa dos Compadres” corresponde à abertura oficial das festividades carnavalescas da Região.
Trata-se de uma tradição popular com mais de 45 anos plena de momentos únicos e genuínos traduzidos em rábulas manifestadas publicamente pelas gentes locais onde se expõem, acima de tudo, as vivências do quotidiano rural.
Consiste numa sátira social, com base no ditado "zangam-se as comadres, sabem as verdades", em que são desfiadas as falhas cometidas ao longo do ano por uns e outros.
O Cortejo Etnográfico pelas ruas da Cidade e o julgamento público (“a sentença”) representam as principais manifestações da festividade. Os protagonistas acabam por ser julgados na praça pública em forma de peça de teatro e são inevitavelmente condenados à fogueira, pelo que todos os anos se constroem bonecos gigantes que representam os compadres e as comadres e que animam toda a quadra carnavalesca na localidade.
A origem da Festa dos Compadres remonta aos anos 20/30 do século XX, numa época em que se aproveitava o Carnaval para dirimir rivalidades entre famílias e expor todo o tipo de críticas, com os bonecos a representar os visados da maledicência.
A partir da década de 70, as festividades centraram-se na vila de Santana, ganharam força e começaram a chamar a atenção de toda a ilha, mas foi a partir dos anos 90 que se tornaram um cartaz turístico.